


IPANEMA, RIO, PASQUIM
Série de Ficção / 13 episódios / 26min
O tema da série, em sua primeira temporada, é o Brasil na final da década de 1960 com o recrudescimento da ditadura milutar, observado pelo olhar irônico do semanário de humor Pasquim e do cotidiano de seus criadores.
Original, divertido e inventivo, o lançamento do jornal marcou um período da vida de Ipanema e do Brasil revelando, a partir de suas páginas, corpo e alma de um Rio de Janeiro de imaginário mítico e – ao mesmo tempo - cotidiano exuberante.
Em fins de 1969, um grupo de jornalistas se reúne no Rio e decide lançar um jornal de humor, com tom critico ao governo e aos costumes da época. Nome do jornal: O Pasquim, que significa algo como folheto sem vergonha, cheio de injúrias, algo a não ser levado a sério.
Em pouco tempo, mesmo sob tamanha repressão, o jornal semanal se torna o principal órgão da oposição brasileira. Mesmo sendo sempre um semanário de humor. Humor cáustico, ferino, crítico. Logo atinge a incrível marca de 250 mil exemplares vendidos a cada semana. Um recorde. Vende mais do que Jornal do Brasil e O Globo somados.
Diretor: Miguel de Almeida
Série de Ficção - 13 episódios - 26min