© Plateau Produções 2016 |  plateau.projetos@gmail.com

1/1

IPANEMA, RIO, PASQUIM

Série de Ficção / 13 episódios / 26min

O tema da série, em sua primeira temporada, é o Brasil na final da década de 1960 com o recrudescimento da ditadura milutar, observado pelo olhar irônico do semanário de humor Pasquim e do cotidiano de seus criadores.

Original, divertido e inventivo, o lançamento do  jornal marcou um período da vida de Ipanema e do  Brasil revelando, a partir de suas páginas, corpo e  alma de um Rio de Janeiro de imaginário mítico  e – ao mesmo tempo - cotidiano exuberante.

Em fins de 1969, um grupo de jornalistas se reúne  no Rio e decide lançar um jornal de humor, com tom  critico ao governo e aos costumes da época. Nome  do jornal: O Pasquim, que significa algo como folheto  sem vergonha, cheio de injúrias, algo a não ser levado a sério.

Em pouco tempo, mesmo sob tamanha repressão, o  jornal semanal se torna o principal órgão da oposição  brasileira. Mesmo sendo sempre um semanário de  humor. Humor cáustico, ferino, crítico. Logo atinge  a incrível marca de 250 mil exemplares vendidos a  cada semana. Um recorde. Vende mais do que Jornal do Brasil e O Globo somados.

Diretor: Miguel de Almeida

Série de Ficção - 13 episódios - 26min